A importância da família no tratamento da dependência

 

Folha Mulher – 20/01/2013

Na última edição escrevi sobre a progressividade e o desenvolvimento das dependências químicas e do alcoolismo. O drama das adicções não prejudica exclusivamente o sujeito que faz uso de substâncias psicoativas. A família é muito afetada e passa por mudanças significativas em sua dinâmica durante o processo de adoecimento comportamental e psicológico de quem usa.

No tratamento ambulatorial muitas vezes recebemos inicialmente a procura de ajuda por parte da família. Os pais ao perceberem mudanças no comportamento dos filhos começam a se sentir preocupados, angustiados e precisam de acolhimento, apoio e orientação.

Na prática clínica percebo mães que sentem culpadas, questionando “aonde erraram” na educação do filho. Geralmente, associado ao adoecimento do filho está o adoecimento da mãe. Há situações em que não devemos nos culpar pelas escolhas dos nossos filhos ou companheiros.

O adoecimento psicológico familiar é chamado de codependência. Segundo uma autora norte americana chamada Melody Beattie: “Codependente é uma pessoa que tem deixado o comportamento de outra afetá-la e é obcecada em controlar o comportamento dessa pessoa”.

Tarefa dificil tentar controlar o comportamento do outro. Diante disso, as mães ficam frustradas, desapontadas e experimentam emoções diversas no relacionamento com seus filhos ou cônjuges.

A família é o suporte para um tratamento bem sucedido, e precisamos tratar da família com o objetivo dela ser aliada do terapeuta.Por esses motivos, a Terapia Familiar é de extrema importância em qualquer tratamento, pois vai tentar reestabelecer vínculos perdidos, diálogo, comunicação assertiva e a saúde do grupo familiar como um todo.

Fonte: Beattie, Melody: Codependência nunca Mais

Silvio Pereira Gonçalves, CRP 06/72553, é Psicólogo, Especialista em Psicoterapia Breve e Psicopatologia, Especializado em Dependência Química e Terapeuta Familiar. Diretor da Clínica Vale Verde, atende na Clínica Neuropsiquiátrica Atibaia.

silvio@clinicavaleverde.com.br